quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Publicidade que estende a mão para a solidariedade


A pobreza, a fome e a violência são personagens muito conhecidos da periferia de Maceió e de tantas outras cidades do mundo. O aumento vertiginoso da violência cresce a olhos vistos e figuram diariamente pelos noticiários. Nesse cenário, as mulheres cada vez mais estão se tornando chefes de família e são obrigadas a deixar os filhos trancados em casa ou nas poucas creches existentes em Maceió para garantir o sustento da família.
Uma delas chamou a atenção de um grupo de estudantes de publicidade, que resolveu unir as mãos em torno da causa e mobilizar a sociedade para contribuir com as 80 crianças carentes de dois a cinco anos assistidas pela creche-escola Pro amor.
De início a missão seria realizar um trabalho acadêmico de análise e estratégia de comunicação. A situação precária do espaço acabou sensibilizando o grupo, que montou uma campanha solidária para arrecadar materiais escolares, de limpeza, dinheiro e principalmente pessoas dispostas a doarem um pouco de carinho às crianças.
Com o slogan “Mãos unidas pro amor – Ao estender a mão você estará plantando carinho”, os estudantes montaram uma campanha publicitária que conseguiu ultrapassar os muros da faculdade. E dentro da faculdade, um mural colhia as assinaturas dos interessados em colaborar.
Segundo a estudante Daiane Teles o ponto de arrecadação será a Faculdade Integrada Tiradentes, em Cruz das Almas. Ela ressalta a importância dos alunos e de toda a comunidade participar. “A situação dos meninos é difícil. Colaborar com um caderno, um brinquedo ou até mesmo com carinho é essencial”, analisa.
O centro que funciona no Barro Duro é cercado de comunidades carentes e tenta sem o auxílio do poder público amenizar a difícil realidade das crianças da comunidade. A creche foi fundada em 1987 por um grupo de pessoas movidas a fazer um trabalho beneficiente. Atualmente o espaço conta com 11 profissionais, entre professores e auxiliar de serviços gerais, que reservam todos os dias tempo para a solidariedade.
A campanha ganhou força e as redes sociais para alcançar o maior número de pessoas mobilizadas. Um blog, perfis no microblog Twitter e Facebook foram criados, além de uma conta bancária para aqueles que puderem colaborar com alguma quantia que irá ajudar na reforma e ampliação do espaço.
Daiane diz ainda que o espaço tem pouca visibilidade na mídia e também não conta com uma grande estrutura como a de outras entidades conhecidas. “Lá eles precisam de um pouco de tudo, desde voluntários a materiais para manter a limpeza e a alimentação das crianças. Tem algumas delas que passam o dia todo lá enquanto os pais trabalham e acabam se alimentando na creche”, disse.
O espaço funciona na avenida Juca Sampaio, no Barro  Duro, de segunda à sexta em horário integral.
Quem quiser colaborar com materiais de limpeza, alimentos, material escolar, pode deixar na FITS, ou na própria creche.
Já quem quiser doar dinheiro a conta é a seguinte: Agência Caixa Econômica Federal, ag:1445 conta: 363-9 op: 003.
Blog da campanha: campanhamaosunidas.blogspot.com
Twitter: twitter.com/Maosunidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário