sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O que você ouve do Nordeste?


Sabe aquela sensação de indignação quando você ouve uma música e se questiona: por que  ninguém conhece essa banda? Pois bem, a dúvida se refere mais especificamente às bandas alternativas aqui do Nordeste.
Essa reverberação começou com algumas leituras que fiz sobre e acabou se fixando quando decidi pesquisar na internet sobre bandas nordestinas. Resultado: nada de proveitoso!
Na realidade constato que até mesmo na internet quando se fala de Nordeste o que se acha é falando algo sobre o pitoresco, o exótico, uma região coberta pelo tradicionalismo que beira um universo imaginário, bem diferente da nossa realidade.
Afirmo (sim, eu afirmo) que o Nordeste real, atual, nada tem a ver com a imagem de um lugar paradisíaco, onde só há frevo, carnaval e tantos outros clichês que o envolvem.
Em se tratando de música aí é que esse pensamento acaba deixado de lado. Digo isso pelo fato de uma enxurrada de bandas que contrapõe o 'estilo' nordestino que estão aí. Ah e sim, elas são ótimas! Desde Luiz Gonzaga, o percussor e um dos disseminadores do Nordeste Brasil afora, as coisas pelo menos no âmbito musical tem mudado e se moldado um bocado. Misturas entre ritmos musicais e itens culturais são um bom exemplo. 
Se bem que a maioria passa despercebido da cena nacional. Uma pena outras regiões não conhecerem tão a fundo as bandas regionais. Afinal de contas, ainda é mais comum do que se pensa ouvir uma pessoa dizer: "Nossa! No Nordeste se escuta rock? ou Caramba! Do Nordeste eu só conhecia o forró".
Discursos pré- conceituosos, firmados em uma construção imaginária de que aqui é lugar de pobre burro e flagelado e que 'lá' as coisas acontecem. Grande erro!
Poderia passar a noite aqui elencando bandas conceituadíssimas da região e que pouco são conhecidas: Wado, Mopho, A banda de Joseph Tourton, Voyeur, Xique Baratinho, Eddie, Malvados Azuis, Sonic Junior e tantas outras que figuram pelo cenário alternativo.
Uma dica: O post foi uma válvula de escape para uma questão que voltarei a tratar aqui em breve, mas recomendo buscar em blogs do gênero, sites ou 'se jogar na rede' atrás do que se anda produzindo aqui pelo Nordeste. Com toda certeza digo que irão achar coisas ótimas e reveladoras!


Um comentário:

  1. É isso aí Vanessa. A produção musical aqui do Nordeste é riquíssima e passa pelos mais variados ritmos. Enquanto poucos nos dão valor, vamos aproveitar pra curtir bastante esses sons que nos fazem tão bem. Bjus!

    ResponderExcluir