domingo, 30 de outubro de 2011

Na vez da moda: cita lá!


Moda é uma coisa que sempre vai acompanhar, influenciar e ditar os rumos nas redes sociais. Seja um vídeo viral, uma frase dita por uma celebridade ou algum evento.
A bola da vez é intelectualizar seu perfil com citações de escritores, mais especificamente Clarice Lispector e o polêmico Caio Fernando Abreu.
Os internautas adentraram no mundo complexo e às vezes introspectivo dos autores, extraindo trechos de livros para exemplificar as desilusões amorosas ou um momento de pura reflexão.
O que me chama a atenção e me motivou a botar a mão nesse vespeiro, são os números de postagens com citações dos autores.
Quer comprovar isso, vá lá em seu twitter, digite Caio Fernando Abreu ou Clarice Lispector na busca e veja o que se garimpa. Os resultados são os mais diversos, desde perfis, trechos de livros a frases anônimas atribuídas.
Óbvio que a grande maioria foi absorvida pela onda meio vintage de escrever poeminhas nos nossos diários (agora virtuais), desafogando as mágoas e sempre tendo em mãos o escudo literal, que agora foi transposto para as redes.
Absurdos tem aos baldes até o ponto de não saber que ambos já estão em outra dimensão! Pedir que os conectados saibam que Caio se inspirava em Clarice e tiveram pouco contato fica como uma provocação.
Eu admito que li poucos livros de Lispector e conheço pouco da carreira de CF, mas recomendo a todos os que se veem nas citações a buscar com mais profundidade o conhecimento no universo literal, não só deles mas de tantos outros. Garanto que os recortes terão mais impacto, além do que trarão uma outra visão e até quem sabe a possibilidade de produzir pós-conceitos.
A última dica que deixo (ou penúltima) é o livro de Paula Dip, 'Para sempre teu, Caio F.'
PS: Não tive a intenção de cutucar ninguém, apenas empurrar para o conhecimento, que vale muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário