segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Botando na balança 2011 - a vez da web

O post anterior coloquei aqui uma breve retrospectiva musical do que eu achei que rolou de melhor em 2011. Agora vamos falar da web e de um pouco do que rolou de bom e de ruim durante este ano. Digamos que foi um ano de extremos: vimos o Facebook virar a rede social queridinha do Brasil e acabar Orkutizadae a tentativa fracassada do Google de competir com o Google+. Teve muita polêmica na rede, viral grudento e também coisas muito interessantes.
Vou começar pelo Twitter, que acaba o ano de escanteio depois da alavancada que seu amigo Face deu por aqui.
As mais mais do Trending Topics 2011: As hastags compartilhadas criaram muita polêmica na rede social do passarinho azul. #SandyFacts: quem é que não lembra da entrevista da cantora Sandy à revista Playboy e toda a polêmica gerada com suas declarações sobre sexo?
Todo mundo sabe que brasileiro adora futebol, não é mesmo? Mas o ano foi mesmo do grandalhão que bate forte e fala fino do #UFC #AndersonSilva.
Ainda no esporte, a Copa do Mundo ainda está nos preparativos, mas os escândalos envolvendo o presidente da CBF lhe renderam a hastag #ForaRicardoTeixeira.
Também lá de Guadalajara e sem passar na Globo, o #PAN foi durante 15 dias presença constante nos assuntos mais comentados.
As declarações bastante preconceituosas e se assumindo preconceituoso SIM, fizeram do deputado paulista #BOLSONARO um dos temas de maior repercussão na web. Da mesma forma, temas ligados a marchas, como a #MarchaDaLiberdade também figuraram pela rede.
Esse também foi o ano da galera mostrar seu lado poético até dizer basta de tanto escrever, conhecendo ou não, frases do Jornalista Caiu Fernando Abreu e da poetisa Clarice Lispector.
É, o Facebook se tornou popular e criou modinhas que começam a incomodar. Quem é que nunca viu ou usou nas suas mensagens nos perfis relacionado aos memes? Pra quem ainda não ligou o nome à pessoa, são aquelas carinhas desfiguradas que geralmente são acompanhadas de algum bordão, como 'vem gente', 'fica que vai ter bolo', 'todos chora' e por aí vai.
Você também deve ter visto circular pela web os vídeos de links da Globo atacados pelos caras da TV Merd. Eles conseguiram chamar a atenção. E também a moça Daniela Albuquerque contando como descobriu seu talento para o jornalismo em uma caixa de Toddy.
E os vídeos e virais, hein? Bom, elegi aqui os cinco virais do ano. Dois deles gosto muito, já os outros...
1- Nissan e os pôneis malditos: Tenho certeza que você também cantarolou a musiquinha dos pôneis rosinhas.

2- Bons drinks. Quem não viu Luiza Marilac na sua piscina tomando seu bons drinks?

3- E o menininho do Pintinho Piu, que virou febre e tem tudo pra sua musiquinha virar hit do verão não podia faltar por aqui.

4- Uma das peças mais bonitas e bem boladas do ano que eu vi foi a da Vivo com a música do Legião Urbana Eduardo e Mônica.

5- E Oração com a banda mais bonita da cidade caiu nas graças da galera, ganhou versões e mais versões, mas a original é muito bem bolada.

Por fim, vou assumir a responsa e eleger o mashup do ano! Nossa presidenta Dilma foi colocada ao lado dos rapazes do Sistem of a Down pra cantar uma versão mais do que politizada de Chop Suey. Aí já viu né, viral na certa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário